TAPADA DO CHAVES
DE QUALIDADE RECONHECIDA HÁ QUASE 100 ANOS
UMA HISTÓRIA DE EXCELÊNCIA E QUALIDADE DESTACADA
A sua história remonta ao início do século XX quando, em Frangoneiro, o senhor Chaves, plantou na sua pequena propriedade (Tapada) as primeiras vinhas, iniciando uma relação de paixão e de dedicação à terra.
Nos arredores de Portalegre, em terras do Alto Alentejo, a Tapada do Chaves, tem duas das mais antigas vinhas alentejanas – datadas de 1901 (vinha velha tinta) e 1903 (vinha velha branca) – ainda em produção.
Com 60 hectares de terra e 32 de património vitícola, 23 dos quais de castas de uva tinta e nove hectares de castas de uva branca, a Tapada do Chaves localiza-se numa zona fortemente influenciada pela orografia (Serra de São Mamede) e pela cobertura agroflorestal que lhe confere um microclima específico e decisivo para a qualidade e tipicidade dos vinhos aí produzidos.










FOI TAMBÉM GRAÇAS À EXCELÊNCIA DOS VINHOS “TAPADA DO CHAVES” E AO SEU RECONHECIMENTO QUE SE FICOU A DEVER A AFIRMAÇÃO DO ALENTEJO ENQUANTO REGIÃO PRODUTORA DE VINHOS DE QUALIDADE QUE HOJE MAIS QUE JUSTIFICAM A DENOMINAÇÃO DE ORIGEM CONTROLADA.




